Dois colaboradores da empresa AdRMM tiveram a oportunidade de participar do III Curso Internacional de Boas Práticas Operacionais para Prevenção, Redução e Controle de Perdas em Sistemas de Distribuição de Água, realizado no Brasil. O objectivo desta participação era o de aprofundar o conhecimento e adquirir novas habilidades para lidar com os desafios relacionados à gestão hídrica.

Durante a estadia no Brasil, os colaboradores Arone Tivane e Anibal Colher visitaram diversas localidades, incluindo o Estado de São Paulo, as cidades de Jales, Lins e Fernandópolis. Essas visitas proporcionaram uma visão abrangente dos diferentes contextos em que as práticas de redução de perdas são aplicadas.

O curso abrangeu uma ampla gama de tópicos, desde o Programa Corporativo de Redução de Perdas da SABESP, até as técnicas avançadas de gestão de materiais e execução de ligação de água. A ênfase na interação entre teoria e prática, com sessões em sala de aula e visitas de campo enriqueceu a experiência de aprendizado dos participantes.

 Ao longo do treinamento adquiriram uma série de conhecimentos e habilidades essenciais para a redução de perdas de água e com isso, os formandos afirmam que estão determinados a compartilhar essas boas práticas por meio de palestras, recomendações técnicas e outras iniciativas, contribuindo para a melhoria contínua dos sistemas de distribuição de água.

Após a conclusão do curso, os participantes mostram-se empolgados para implementar novas estratégias e reestruturar os planos de redução de perdas existentes. Com foco renovado na importância da sustentabilidade e viabilidade económica, sentem-se igualmente prontos para enfrentar os desafios e maximizar os benefícios para suas comunidades.

 Além das actividades de treinamento, os representantes da AdRMM tiveram a oportunidade de visitar locais emblemáticos, como o Sistema Cantareira, a ETA Guarau e o Laboratório de Hidrometria em Guarapiranga. De referir que essas visitas enriqueceram ainda mais a compreensão dos participantes face aos desafios e oportunidades na gestão da água na região.