O Presidente do Conselho de Administração, Álvaro Cossa, diz que a sustentabilidade dos sistemas de abastecimento de água pode ser alcançada se as entidades gestoras apostarem fortemente em soluções tecnológicas de alto rendimento que permitam uma gestão eficiente da componente Técnica, Comercial e de Pessoas, nos sistemas.

Cossa falava Quinta-feira última, na Matola, para uma plateia de jovens integrantes de várias Associações ligadas ao empreendedorismo que participavam do FIN Business Fórum Moçambique, onde se reflectia sobre oportunidades de negócio entre jovens empresários de Moçambique, Angola, Portugal, China, União Europeia.

Para esta audiência, o PCA das Águas fez uma cronologia dos principais marcos do Quadro de Gestão Delegada do Abastecimento de Água em Moçambique, partilhando sua experiência em matérias de gestão de riscos e de emergência no contexto de infra-estruturas de abastecimento de água.

Socializou ainda, os passos que a empresa está dar para melhoria da satisfação dos clientes através da introdução de telemetria e de PDA’s para leitura, régua de cobrança, entre outras soluções que a empresa adopta visando estimular sustentabilidade e assegurar saúde financeira estável no sistema de Maputo.

O orador do dia no tema subordinado a Água, vincou ainda sobre a necessidade de uma forte aposta na capacitação das pessoas como activo fundamental para implementação das várias iniciativas.

Importa referir que o FIN Business Moçambique é uma iniciativa da Be Water, SA - um dos gigantes do sector de águas no mundo, cuja experiência é fruto do trabalho que realiza, acrescido da sua capacidade de adaptação, flexibilidade.

A Be Water, S.A. desenvolve a sua actividade em várias zonas do território português directamente e por duas subsidiárias, a AV- Águas de Valongo, S.A. e a AP – Águas de Paredes, S.A. O grupo Be Water garante o abastecimento de água a mais de 230.000 pessoas, enquanto entidade gestora de várias concessões de água e saneamento. 

Para além da sua actividade em concessões de serviços de água, presta também serviços de operação e manutenção quer para entidades públicas, quer para privadas.