A empresa AdRMM-Águas da Região Metropolitana de Maputo, SA, vai intensificar, a partir da madrugada desta Terça-feira, 14, o abastecimento de água potável às cidades de Maputo e Matola e a vila de Boane, após as restrições que se verificaram nos últimos dias, devido ao agravamento da situação hidrológica e ao corte de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água do Umbelúzi (ETA-U).

A empresa alerta, contudo, de que a água a ser abastecida apresentar-se-á com uma relativa turvação, sem pôr em causa a saúde humana.

À luz do n.°21 do diploma ministerial 180/2004, de 15 de Setembro (Regulamento sobre a Qualidade de Agua para o Consumo Humano), em situações especiais e de emergência, a entidade fornecedora pode efectuar, excepcionalmente, abastecimento de água, mesmo que os valores de turvação estejam acima do recomendado pela Lei (5NTU).

Este abastecimento, excepcional, decorre enquanto se procede à limpeza dos reservatórios na Estação de Tratamento de Água do Umbelúzi que estiveram, nos últimos dias, submersos pelas águas das chuvas.

O imperativo social de se abastecer as populações, em condições de emergência, ditou esta medida excepcional por parte da empresa Águas da Região Metropolitana de Maputo, SA, pelo que a AdRMM solicita a devida compreensão perante os inconvenientes causados e recomenda a observância do plano de abastecimento de água alternativo que tem vindo a ser anunciado.