Cerca de 7.462 contadores Pré-pagos foram instalados na Cidade e Província de Maputo, no âmbito da segunda fase de implementação do projecto-piloto desta tipologia de contadores.
De acordo com Francisco Tamele, responsável pelo projecto de expansão de implementação dos contadores Pré-pago, até 2024 espera-se atingir um número de 100 mil unidades em todas as Áreas Operacionais, incluindo a Delegação de Boane, no entanto, explica que, do número de contadores instalados, 7.344 estão activos, 55 danificados e 66 em estado livre. Todos, abrangeram clientes de todas as categorias Domésticos, Comerciais, Industriais, Públicos e Fontenários.
“Os contadores foram instalados em todas as áreas operacionais, com maior destaque para aquelas que se localizam nos maiores centros urbanos, são os casos de Maxaquene, Matola, Matola Rio, Laulane, Chamanculo e Tsalala”, disse Tamele, que acrescentou “neste exercício, encontramos desafios do presente e para o futuro, os quais, orienta as acções de intervenção para uma abordagem mais assertiva possível da implementação do regime do serviço pré-pago”.
O nosso interlocutor entende haver necessidade de melhorias na definição e implementação dos planos operacionais para instalação dos contadores pré-pago, sobretudo no que concerne a disponibilidade atempada de contadores, acessórios, alinhamento das equipas no âmbito dos procedimentos a cumprir nas acções de terreno e, de suporte de monitoria e gestão. Por outro lado, entende que as equipes devem ser melhor orientadas neste processo de expansão do regime Pré-pago, pelo que, será desenvolvida uma acção de consultoria para elaboração de um Plano de Negócio para a fase de expansão que irá permitir que a AdRMM melhor se posicione em relação às perspectivas de desenvolvimento e previsibilidade do negócio em si.