A AdRMM deu início aos trabalhos de lavagem e desinfeção dos órgãos hidráulicos na Estação de Tratamento de Água de Umbelúzi e reservatórios dos Centros de Distribuição conexos, nomeadamente, Centro Distribuidor de Boane, Belo Horizonte, Matola Rio, Os trabalhos poderão impactar o funcionamento normal do serviço de distribuição de água às cidades de Maputo, Matola e Boane, contudo, o Director de Manutenção, João Francisco tranquiliza: "Não haverá falta de água ao nível do sistema. Essa manutenção ocorre neste período por duas razões, por um Matola, Tsalala, Machava, Chamanculo, Maxaquene e Laulane, na Província e Cidade de Maputo.
Trata-se de uma acção anual, em cumprimento do Plano de Manutenção de Infraestruturas de Abastecimento de Água na região metropolitana de Maputo, por forma a manter a higienização geral dos órgãos hidráulicos com vista a melhorar os níveis de eficiência e desempenho do sistema (redução no consumo de produtos químicos), para além de melhorar a qualidade de água em tratamento ou tratada (baixo risco de aumento da turvação).
Os trabalhos poderão impactar o funcionamento normal do serviço de distribuição de água às cidades de Maputo, Matola e Boane, contudo, o Director de Manutenção, João Francisco tranquiliza:
"Não haverá falta de água ao nível do sistema. Essa manutenção ocorre neste período por duas razões, por um Matola, Tsalala, Machava, Chamanculo, Maxaquene e Laulane, na Província e Cidade de Maputo. Trata-se de uma acção anual, em cumprimento do Plano de Manutenção de Infraestruturas de Abastecimento de Água na região metropolitana de Maputo, por forma a manter a higienização geral dos órgãos hidráulicos com vista a melhorar os níveis de eficiência e desempenho do sistema (redução no consumo de produtos químicos), para além de melhorar a qualidade de água em tratamento ou tratada (baixo risco de aumento da turvação). lado, porque já findou o período de chuvas, que é o período que demanda maior esforço de tratamento de água e nessa altura as estações de tratamento de água devem estar a operar na sua capacidade máxima, mas também porque é o período de Inverno, que de uma forma geral, caracteriza-se pela redução da demanda de água do sistema de distribuição. Então, esses dois factores estarão a contribuir significativamente para que o impacto seja mínimo ao nível do sistema de distribuição, ao que nós vamos reduzir em termos de demanda por se tratar do período de Inverno, onde há pouco consumo".
João Francisco destaca ainda que, ao longo desta actividade, as reduções podem eventualmente criar impacto nos clientes localizados em pontos altos ou extremos ou ainda naqueles já com abastecimento irregular de água. A fonte explica como vai decorrer este processo: "O processo será de forma gradual, começando pelas unidades localizadas à montante do processo de tratamento de água (decantadores, um total de 11) seguido das unidades à jusante do processo de tratamento de água (as cisternas, um total de 3). Após finalizado o processo nas ETA’s, seguir-se-á os reservatórios à jusante da ETA, nos Centros Distribuidores (CD), começando pelos primários e de seguida os CD secundários (um total de 15 Centros Distribuidores)", finalizou.
Refira-se que os trabalhos deram início a 08 de Maio e vão ser finalizados a 03 de Julho de 2024, pelo que, a AdRMM recomenda aos clientes o uso cauteloso de água e à servirem-se da ocasião para, igualmente, proceder com a lavagem de seus depósitos de água, de modo a assegurar a continuidade da qualidade de água servida.