Os nossos profissionais experientes identificam soluções modernas que continuamente melhoram os serviços que prestamos. É graças a eles que a AdRMM conta com vários projectos que actualmente cobrem 65% da Região Metropolitana de Maputo.

Uma iniciativa estratégica da AdRMM, o Programa Acelerado e Integrado de Redução de Perdas (PAIRP) visa a Redução de Perdas, Profissionalização dos Processos de Gestão e Operação, Desenvolvimento do Capital Humano e Melhoria na Prestação de Serviços de Fornecimento de Água.

O PAIRP cobre todas as áreas da AdRMM de forma aglutinadora e dinamizada, e para além da gestão estratégica e coordenada, é um dos pilares definidos de actividades.

Objetivos e Metas

<p>Duplicação de Clientes dos actuais 205 000 para 400 000.</p>
 | AdRMM: Águas da Região Metropolitana de Maputo, SA

Duplicação de Clientes dos actuais 205 000 para 400 000.

<p>Redução de Perdas de 55% para 33% em 2024.</p>
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Redução de Perdas de 55% para 33% em 2024.

<p>Duplicação de rendimentos anuais da AdRMM</p>
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Duplicação de rendimentos anuais da AdRMM

Estratégias

1. CH 100%

Capital Humano

Investir nas Pessoas é a chave do sucesso do programa, daí que para nós é Prioridade nº1

Principais Iniciativas:

  1. Redimensionar o quadro de pessoal por área.
  2. Implementar o plano de desenvolvimento e formação de pessoal
  3. Implementar um sistema de incentivos
  4. Promover acções de melhoria de motivação dos colaboradores.

2. ANF

Água não Facturada até 33%

Apostamos em reduzir as perdas por ser uma oportunidade para o aumento do volume de negócio, melhorar a eficiência operacional e assegurar a sustentabilidade

Principais Iniciativas:

  1. Acções para redução de perdas técnicas.
  2. Acções para redução de perdas comerciais.
  3. Tecnologias de gestão e redução de perdas.
  4. Macromedição
  5. Formação / Capacitação

3. EE

Eficiência energética

Definir e implementar mecanismos de ganhos de eficiência energética com vista a redução do consumo de energia, é uma das nossas abordagens de actuação para a sustentabilidade

Principais Iniciativas:

  1. Implementar plano director de manutenção.
  2. Implementar mecanismos de ganho de eficiência energética.
  3. Reduzir o risco e melhorar a segurança do Abastecimento de água.
  4. Implementar o funcionmento semi-automático do sistema em Alta.

4. QA 100%

Qualidade de Água

Estamos comprometidos com a melhoria contínua da qualidade de água produzida e distribuída, contribuindo assim para qualidade de vida da população.

Principais Iniciativas:

  1. Adequar e optimizar os processos de tratamento de água na ETA Umbeluzi;
  2. Capacitar o laboratório central de QA e assegurar o Incremento progressivo dos parâmetros certificados;
  3. Assegurar a implementação do plano de gestão de risco de contaminação de água em todos orgãos do sistema.

5. C100%

Substituição de Contadores

A fiabilidade da medição é a chave para melhor orientação das abordagens de actuação na prestação de serviços de abastecimento de água.

Principais Iniciativas:

  1. Aferição de contadores;
  2. Capitalizar os contadores pré pagos e com Telemetria;
  3. Campanha de substituição de contadores avariados e danificados.

6. D0

Dívida zero

Estamos cientes de que a melhoria da qualidade do serviço de prestação e da satisfação, renovará o compromisso dos clientes em assumir a sua responsabilidade: “pagar água”. Prevê-se recuperar 400M Mt até 2024.

Principais Iniciativas:

  1. Capitalizar concursos de premiação de clientes assíduos;
  2. Capitalizar concursos de premiação de clientes assíduos;
  3. Capitalizar concursos de premiação de clientes assíduos;
  4. Ajustamento dos procedimentos de cortes;
  5. Introdução de medidas de perdão da divida vs recuperação;
  6. Maior divulgação das plataformas electrónicas para pagamento de água.

7. S0

Suspenso Zero

Um dos desafios associado ao aumento de perdas é o incremento de clientes suspensos a consumir atingindo cerca de 60 mil em todo sistema de Maputo.

Principais Iniciativas:

  1. Melhorar o serviço de abastecimento de água em áreas criticas com défice de fornecimento, com enfoque para Tsalala, Machava, Matola Rio e Boane;
  2. Promoção de campanhas de religações de instalações rescindidas há muito tempo;
  3. Promoção de campanhas de religações de instalações rescindidas há muito tempo.

8. A24

Abastecimento 24h

O culminar de todas iniciativas dos pilares do PAIRP impacta na melhoria da qualidade do Serviço, no entanto, o aumento do tempo de distribuição será uma das consequências do programa no seu todo.

Principais Iniciativas:

  1. Aumento da disponibilidade de água no sistema através da entrada das novas fontes/sistemas (Corumana e campo de furos de emergência) e redução de perdas;
  2. Mapeamento das áreas criticas na rede de distribuição com indicação do tempo de serviço prestado;
  3. Aumento da disponibilidade de água no sistema através da entrada das novas fontes/sistemas (Corumana e campo de furos de emergência) e redução de perdas;
  4. Implementar acções de requalificação da rede obsoleta e transferência de ramais.

9. 400K

Incremento da carteira de clientes para 400k em 2024

O culminar de todas iniciativas dos pilares do PAIRP impacta na melhoria da qualidade do Serviço, no entanto, o aumento do tempo de distribuição será uma das consequências do programa no seu todo.

Principais Iniciativas:

  1. Envolvimento comunitário na angariação e execução de Novas Ligações;
  2. Criação de Parcerias com os Fornecedores Privados para Venda de Água em Alta;
  3. Recuperação de clientes suspensos por falta de água e ou de pagamento;
  4. Expansão da Rede para novas Áreas não cobertas pelo serviço.

10. 300M

Visa assegurar o aumento da cobrança mensal dos actuais 200 para 300 Milhões de Mt. Decorre de iniciativas complementares, nomeadamente, Selagem de Contadores, Mobilidade, Régua de Cobrança, Formação, Incentivos, Contadores com telemetria e a Centralização da Facturação.

Iniciativa comunitária que desincentiva práticas desviantes à operação de sistemas de abastecimento de água dentro das comunidades. O projecto, em parceria com os Municípios de Maputo e da Cidade da Matola, envolve Secretarias de Bairros que por sua vez, mobilizam jovens Agentes Comunitários para a fiscalização e denúncia de roubos de água e ou consumo ilícito, sensibilização para pagamento de facturas de água, acesso comunitário ao serviço com custos bonificados e na procura de soluções para os problemas focalizados de gestão comunitária de água.

O Projecto Comunidades corporiza o desejo de elevar a dignidade humana e a coesão social de participação das comunidades na resolução de seus problemas com responsabilidade e liberdade.

Iniciativa da AdRMM que consiste na participação representativa das comunidades na definição das prioridades e de gestão dos sistemas de abastecimento de água ao nível local. | AdRMM: Águas da Região Metropolitana de Maputo, SA
Iniciativa da AdRMM que consiste na participação representativa das comunidades na definição das prioridades e de gestão dos sistemas de abastecimento de água ao nível local. | AdRMM: Águas da Região Metropolitana de Maputo, SA

Iniciativa da AdRMM que consiste na participação representativa das comunidades na definição das prioridades e de gestão dos sistemas de abastecimento de água ao nível local.

Princípios fundamentais

Campanhas | AdRMM: Águas da Região Metropolitana de Maputo, SA

Criar diferentes níveis de gestão e operação dos pontos de fiscalização de consumo ilícito de água visando promover a autonomia, fiscalização e controlo à comunidade;

Campanhas | AdRMM: Águas da Região Metropolitana de Maputo, SA

Sensibilizar as comunidades para o pagamento de facturas de água e seu uso racional;

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Incrementar a carteira de clientes por meio de reversão de consumo de água ilícito para o lícito;

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Estabelecer parcerias institucionais com os Municípios, Sedes Distritais, Autoridades Locais, Comunidade e Activistas.

O bem-estar dos moçambicanos é uma das nossas prioridades, sobretudo quando se refere ao acesso de água com qualidade. Estamos comprometidos com as iniciativas de promoção da sustentabilidade e dos Direitos Humanos do objectivo 06 dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS6).

Objetivos

  • Promoção de oportunidades de negócio economicamente sustentáveis;
  • Promoção e preservação ambiental responsável;
  • Promoção de boas práticas na Educação, Saúde, Cultura, Desporto e Bem-Estar Social;
  • Promoção de práticas socialmente responsáveis;
  • Produção e distribuição de água em quantidade e qualidade;
  • Promoção de relações socialmente construtivas na estrutura funcional da empresa.

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