A AdRMM é uma organização multifacetada, capaz de ser perspetivada de vários prismas diferentes. A organização da marca está dividida em:
Negócio
O ponto de partida para o sucesso assente na estabilidade corporativa.
Ter uma cultura orientada para o negócio garante que as acções e estratégias se guiam na direcção da geração de valor, que resultará não apenas em lucro, como também em reconhecimento da marca. Esta visão assente na sustentabilidade da organização que se reflete na capacidade de se tornar eficiente e perdurar no tempo.
Humanidade
A pedra angular da coesão institucional.
Não basta parecê-lo, também é preciso sê-lo.
Por isso, a comunicação, interacção e valorização humana são motores fundamentais para o sucesso e começam de dentro, para fora: desde as relações interpessoais no local de trabalho aos contacto com stakeholders externos, sejam estes fornecedores, parceiros ou clientes.
Comunidade
O elo que liga uma organização aos locais.
Servir as nossas comunidades locais com dignidade é a razão pela qual saímos da cama de manhã.
Por isso, este é um motor tão determinante para impelir a mudança. Só através de uma estratégia comunitária podemos sedimentar relações duradouras com as pessoas e permitir que a nossa cultura interna de responsabilidade social tenha um impacto externo.
Tecnologia
A condição imprescindível para a inovação.
A tecnologia é um motor inevitável para a evolução e perpetuação de uma marca. Apenas através da sua integração estratégica somos capazes de nos adaptar rapidamente às mudanças do mercado e agarrar as novas oportunidades, melhorando a performance ao nível de eficiência, custos e resposta às necessidades dos clientes.
Aquilo em que acreditamos
Missão
Assegurar o fornecimento sustentável e universal de água de qualidade, projectando a organização para o futuro.
Assegurar a liderança nacional na qualidade do serviço aos cidadãos, promovendo inovação, sustentabilidade, uma nova geração de talento e relações de confiança.
Propósito
Tornar a água na principal fonte de desenvolvimento de Moçambique.
Os rostos da AdRMM
Na AdRMM tive a oportunidade de ter um emprego, onde pude desenvolver pessoal e socialmente. Aprecio as Politicas de Gestão da empresa na geração de oportunidades, sem distinção etária.
Francisco Sanzane Cadastro
A AdRMM me proporciona os elementos para eu ser um Analista de grande sucesso. A metodologia, a tecnologia, os sistemas e os valores fazem com que eu tenha um alto desempenho e destaque no meu sector e orgulho-me por fazer parte desta grande equipe.
José Ngovene Analista de Consumo
E o reconhecimento vem à altura. Já fui reconhecido pelo meu trabalho e isso me deixa cada vez mais motivado e com prazer em trabalhar em algo que inspira, ajuda e me realiza.
Joel Chichongue Canalizador
Fazer parte da família AdRMM me traz uma gratidão imensa! Aqui somos desafiados a cada dia para sermos melhores, vencer obstáculos, buscar sonhos e ter coragem para enfrentar qualquer batalha. Para além de acreditar na cultura e nos valores da empresa, tenho muita admiração e orgulho das pessoas que trabalham comigo.
Fátima Bila Gestora de Pessoal
O sentimento de que juntos iremos mais longe é o que alimenta a minha paixão pela AdRMM.
Terafina Tivane Recepcionista
Na AdRMM para cada pergunta, existe uma resposta. O cliente é nossa prioridade e deve ser acarinhado, estes são os valores que assumimos enquanto família águas.
Sanita Sambo Atendimento ao Cliente
Mensagem do PCA
Presidente do Conselho de Administração
Águas da Região Metropolitana de Maputo
A nossa História
1895
24 de Agosto:
Assinatura do primeiro contracto entre a então Câmara Municipal de Lourenço Marques e o Eng.º Civil, Eugêne F. Tissot (francês), concedendo-o os direitos de exploração e abastecimento de água à cidade, por um período de 50 anos.
1900
9 de Maio:
Tissot cedeu os seus direitos relativos à concessão ao John Crosby Ditken Henderson (inglês), que também abasteceu à cidade usando os mesmos sistemas que o Tissot.
1903
13 de Maio:
A mesma concessão foi vendida à The Delagoa Bay Development Corporation, Limited e, entre 1904 a 1906, esta companhia instalou os primeiros equipamentos e iniciou a elevação de água no Rio Umbeluzi para abastecer a então cidade de Lourenço Marques. A companhia explorou estes serviços até 1945.
1947
27 de Outubro:
Os serviços de abastecimento de água e fornecimento de electricidade à então cidade de Lourenço Marques foram entregue definitivamente à Câmara Municipal e criados os Serviços Municipalizados de Água e Electricidade (SMAE).
1977
27 de Agosto:
Através do Decreto-Lei nº 38/77, de 27 de Agosto, foi criada a Empresa Nacional de Electricidade, E. E., que acumulou a gestão dos serviços de abastecimento de água e fornecimento de electricidade à Cidade de Maputo.
1982
Em Junho de 1982, o serviço de abastecimento de água foi desmembrado da Empresa Nacional de Electricidade E.E. e através do Diploma Ministerial n.º 32/82 de 23 de Junho, foi criada a Empresa Água de Maputo E.E.
1998
Implementação da Reforma do Quadro de Gestão Delegada do Abastecimento de Agua Urbanas e criou-se O FIPAG (Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Àgua) e CRAA (Conselho de Regulação do Abastecimento de Água) através do Decreto nº 72/98, de 23 de Dezembro.
1999
27 de Setembro:
O FIPAG assinou o Contrato de Cessão de Exploração de Água com o Consórcio Águas de Moçambique, SARL, formada pela AdP (empresa portuguesa), SAUR Internacional (empresa francesa) e MAZI (grupo de moçambicanos).
2001
Em Dezembro de 2001, a SAUR Internacional retirou-se da Sociedade e a AdP de Portugal compra as ações e ficou acionista maioritário da Sociedade;
2002
A empresa Águas de Moçambique continuou a garantir o abastecimento de água na região do Grande Maputo, tendo a AdP como acionista maioritário até Dezembro 2010, quando vendeu as suas acções ao Governo moçambicano, representado pelo (FIPAG).
2011
Em Janeiro de 2011, a empresa Águas de Moçambique passou a designar se Águas da Região de Maputo, SA tendo como acionistas o FIPAG e MAZI, alterando também o seu e o respectivo logótipo.
2019
28 de Novembro:
Inauguração da ETA Compacta em Corumana pelo Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi, para o reforço do abastecimento de água na Região do Grande Maputo.
2021
Em Junho de 2021, o Governo de Moçambique autorizou a criação da Sociedade Comercial Águas da Região Metropolitana de Maputo, SA através do Decreto nº 33/2021, de 04 de Junho, cujo capital social é 100% detido pelo FIPAG.
2021
17 de Junho:
Concluída a primeira fase da expansão do sistema de abastecimento de água à Região Metropolitana de Maputo, com a entrada em funcionamento dos Centros de Distribuição de Matlhemele e Guava.
2021
31 de Agosto:
Constituição da sociedade Águas da Região Metropolitana de Maputo, SA e os seus estatutos publicados no Boletim da República III Série Número 185 de 24 de Setembro de 2021.